sexta-feira, 6 de novembro de 2009

E O GRUNGE VOLTA A RESPIRAR !!!!

Com novos lançamentos das bandas Pearl Jam e Alice in Chains, um novo sopro de vida retoma o movimento que marcou a cena do rock nos anos 90.

Backspacer do Pearl Jam, sem gravar desde 2006:
"Black Gives Way to Blue" é o primeiro álbum de estúdio do Alice in Chains após 14 anos.
A CENA GRUNGE

A maioria das pessoas já ouviu falar em Kurt Cobain: maior ícone do movimento grunge (algo como 'sujo', em inglês), falecido há mais de uma década, mas com uma influência no mundo musical que causa inveja até hoje. Grandes nomes do movimento, como o próprio Nirvana, Pearl Jam e Alice in Chains, continuam com seus fãs fervorosos. Mas o que foi exatamente o movimento grunge, que tanto modificou o cenário do rock em escala mundial?
Em suma, esse estilo reúne características do heavy metal e do punk rock. As guitarras distorcidas se assemelham ao metal dos anos 70, já a atitude e as letras confessionais foram inspiradas no movimento punk.
A cidade americana de Seattle foi o epicentro desse furacão, que começou com bandas como Soundgarden e Green River. Seu clima, sempre chuvoso e frio, colaborava para o tom depressivo e melancólico da maioria das letras. A famosa gravadora Sub-Pop, que completa 20 anos de existência este ano, foi o estopim inicial do movimento. Na Sub-Pop, onde as gravações pareciam feitas em garagens, os produtores tentavam conservar as características musicais de cada banda. Quando o estilo ganhou espaço na mídia, as bandas assinaram contratos com grandes gravadoras, o que fez o movimento perder um pouco de sua crueza original. A criação de álbuns mais produzidos tornou esse tipo de música um produto mais acessível comercialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário